Fernando Haddad é o grande favorito para a prefeitura de São Paulo nas eleições municipais do dia 15 de novembro deste ano. O candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT) lidera as pesquisas de intenção de voto e conta com o apoio de importante lideranças políticas e movimentos sociais.

Nascido em São Paulo, capital, em 25 de janeiro de 1963, Haddad é formado em Direito pela USP, tem mestrado em Economia pela mesma universidade e doutorado em Filosofia pela USP, além de Professor de Ciência Política da USP e Ex-ministro da Educação do governo Dilma Rousseff.

Em 2012, Haddad foi eleito prefeito de São Paulo, mas em 2016 perdeu a reeleição para João Dória. Desde então, Haddad tem atuado na oposição ao atual prefeito e vem trabalhando em um novo programa de governo para a cidade.

O programa apresentado por Haddad é focado em questões sociais, econômicas e ambientais. Entre as propostas estão a criação de um fundo de desenvolvimento regional para apoiar empresas, geração de empregos e inclusão social, e a criação de novas ciclovias e ciclofaixas, além da expansão do sistema de transporte público.

Outra importante proposta de Haddad é a criação de um programa de acolhimento para pessoas em situação de rua, com a construção de abrigos e oferta de serviços de assistência social, saúde e emprego.

Além disso, o ex-prefeito propõe ampliar o acesso à educação e a cultura na cidade, recuperar espaços públicos abandonados e aumentar a segurança.

Haddad também é Destacado líder da corrente Esquerda Democrática (ED) do PT e uma das principais vozes do partido. É defensor da democracia e dos direitos sociais, como saúde, educação, cultura, habitação e transporte público de qualidade.

Destaque na área da Educação por ter sido, por seis anos, Ministro da Educação, Haddad também é autor de obras importantes, como Os Sentidos da Educação e Em Defesa do Socialismo.

Com um programa de governo sólido e coerente com o contexto atual da cidade, Haddad desponta como o favorito para a prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano. Resta apenas aguardar o resultado das urnas no dia 15 de novembro.